quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A BELA D'ERMESINDE

 

A BELA D'ERMESINDE




 

DISCURSOS



 


 
JOSÉ FUTURO, OUTUBRO DE 1998
 
     Aqui deixo algumas passagens de maior relevância, inseridas na intervenção do membro da Assembleia da Junta de Freguesia de Ermesinde, José Futuro:
 
    «Represento o pensar de muitos milhares de eleitores que votaram na lista onde estou incluído. (...) Quem tem medo do concelho de Ermesinde? O concelho de Ermesinde não é contra ninguém, mas tão só por quem ama a sua terra. Por quem ama a sua liberdade de agir, liberdade de ser senhor de escolher o seu futuro, liberdade de ser ele a construir o seu bem-estar, liberdade d ser ele a gerir, a distribuir os seus próprios bens.
    Quem melhor o pode fazer se não os Ermesindenses? (...) Nós éramos do Concelho de Valongo!... E atiraram-nos para lá, sem termos nenhuma afinidade quer culturais, quer históricas, ou outras (...). Por tudo isto chegou a hora de dizer BASTA!... Deixem-nos ser o povo de corpo inteiro, deixem-nos ter a voz para nos fazermos ouvir junto do poder central e assim sermos nós próprios a ser responsabilizados, pondo em acção todas as nossas capacidades. (...).»
 
 
 
NOVO PROJECTO ENTREGUE EM 1998
 
 
   A Associação Amigos de Ermesinde, sob a Presidência de João Morgado, elaborou, quase de imediato, o projecto de criação do Município de Ermesinde, intitulado “Ermesinde merece ser Concelho”, que foi entregue na Mesa do Parlamento, no dia 20 de Fevereiro de 1998. Esse projecto foi acompanhado de um pequeno trabalho de contextualização histórica de Ermesinde. Nesse mesmo dia, a Direcção dos “Amigos de Ermesinde” deu conhecimento do andamento do processo aos associados, reunidos em Assembleia-geral.
   Nessa oportunidade, a Associação reafirmou-se como um movimento cívico, onde têm lugar, independentemente da sua filiação partidária (e nos seus Corpo Gerentes têm entrado militantes de todos os partidos políticos), todos ermesindenses que se identifiquem com o desejo de verem a sua terra ser concelho.
     A verdade, no entanto, é que mais uma vez o desejo dos ermesindenses não foi contemplado. Criaram-se, entretanto os concelhos de Vizela e da Trofa, mas todos os outros ficaram adiados.
     Notou-se um certo esmorecimento na Associação, mas no dia 12 de Julho de 2000, aquando da posse dos novos Corpos Gerentes, o recém-eleito Presidente da Direcção foi peremptório em afirmar que o grande objectivo dos “Amigos de Ermesinde” continua a ser “Ermesinde a Concelho”».
 
 
LUIS VASQUES EM 2000
 
      No jornal “A Voz de Ermesinde” de 30 de Julho de 2000, e na tomada de posse dos novos corpos gerentes da Associação Amigos de Ermesinde, lê-se assim:
      
      «(...) na primeira intervenção  publica, aliás sublinhada com fortes aplausos, por parte da assistência, Luís Vasques começou por afirmar peremptoriamente que “o grande objectivo dos Amigos de Ermesinde vai ser a continuação da sua luta pela elevação desta cidade a Concelho”, projecto este que por várias razões, que não cabe aqui explicar, esteve um pouco “morno” nos últimos anos.É igualmente intenção — disse-o o presidente empossado da associação — desenvolver as tradições e o gosto pelo viver nesta terra.
     São suas as seguintes palavras:
     A nossa bandeira vai continuar a ser a elevação de Ermesinde a Concelho (...) patrocinar todas as iniciativas dentro do espírito de respeito; dinamizar Ermesinde a Concelho.
    (...) Objectivos que, como sublinhou, fazem parte dos estatutos, embora convenhamos, por razões diversas, que vão ser difíceis de alcançar, tendo mesmo em conta a coragem e o entusiasmo que Luís Vasques indisfarçavelmente mostrou a toda a assistência (...).»

Sem comentários:

Enviar um comentário