quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A BELA D'ERMESINDE

 

A BELA D'ERMESINDE




 

A DIRECÇÃO QUE FEZ
RENASCER O CLUBE


 
 
    A nova direcção começou por redigir os estatutos, que o clube nunca teve, acrescentando á sigla do Clube as palavras “Cultura”  e “Recreativa” como vertentes principais para o que se propunham levar acabo no seu programa, passando o Clube a denominar-se U. D. C. R. da Bela.
    Os estatutos foram apresentados e aprovados por unanimidade em Assembleia-geral de sócios no dia 11 de Outubro de 1981.
    Logo outra etapa surgiu, a redacção de um Regulamento Interno justo e democrático, onde imperasse a disciplina, boa educação, os princípios morais e os deveres dos sócios para com o Clube.
    Modificou-se o emblema do clube, para que o seu simbolismo tivesse o verdadeiro significado do lugar onde está inserido, para isso, foram buscar à lenda da “Cobra Moura” a serpente como ícone principal e o Verde e Amarelo como cores principais.
    Todas as novas ideias foram apresentadas e de novo aprovadas em Assembleia-geral de sócios, no dia 6 de Dezembro de 1981.
    Em termos organizativos, contabilísticos e logísticos, a nova direcção tinha uma tarefa enorme pela frente. Aproveitar o que havia, modificar o que tinham e conseguir dentro do espaço fazer o melhor.
    Reorganizaram o ficheiro de sócios. Fizeram novos cartões, agora com nova imagem e dentro das normas usuais. Criaram desde pastas a fichas de entradas e saídas do bar. Abriram livros de contabilidade e de caixa, organizando as contas com transparência e percebíveis (era enorme o índice de analfabetismo) a todos. Mudaram o mobiliário da sede com mesas e cadeiras, tornando o ambiente mais confortável. Instalaram um esquentador para os banhos no final dos treinos. Por fim, cobriram provisoriamente um espaço (aproximadamente 40m2), que ia da rua à entrada da garagem que servia de sede. Esta garagem, era propriedade de um morador e emigrante (José Gomes Moreira) a qual o clube pagava 3.000$00 mensais. Para terem o usufruto do espaço até terem novas instalações, foi preciso cinco directores se responsabilizarem pelo pagamento e assim apresentaram ao senhorio a declaração seguinte:
 
     «Declaram os abaixo assinados que se responsabilizam, pelo pagamento do aluguer, água e luz duma garagem, sita no lugar da Bela, da qual é proprietário o Senhor José Gomes Moreira. Sendo entregue as quantias de 3.000$00 (três mil escudos), todos os fins de meses, ao senhor José Pinto da Cunha, residente neste lugar.
          Ermesinde, 7 de Outubro de 1981
         
Seguiam-se as cinco assinaturas: Francisco Rosas / Alfredo Carvalho / Manuel Carvalho / José da Cruz e António Moreira da Silva»
     
    Prosseguindo com o programa de renovação, a nova direcção elegeu então prioridades:                 
    1º Uma urgente angariação de sócios junto da população do lugar.
    2º A dinamização de modalidades como o Atletismo, Xadrez e a aposta nas camadas juvenis para o Futebol de salão, criando uma equipa com representatividade para futuro. Tendo em vista que a equipa sénior, era constituída por elementos que só “apareciam” quando haviam torneios e quase nenhum era sócio do clube. Esta situação de injustiça e desigualdade para os que todo o ano treinavam, tinha a conivência de alguns sócios ressentidos e frustrados pelo seu sentimento de posse em relação à UDR da Bela, ter sido abalado pelos de “fora”, mas tão só e apenas interessados no clube, além de um lugar para um bagaço e um jogo dominó, a ânsia desenfreada de ganharem torneios, seja a que preço fosse, sem qualquer espírito de lealdade desportiva, apenas incutidos de fanfarronice e prosaicos ideais, aliás, foram estes os motivos principais para que esta direcção pusesse de parte a ideia inicial de se recandidatarem na época seguinte. Contudo, cumpriram na íntegra e com toda a verticalidade, todos os itens estipulados no programa que tinham elaborado.
    Quanto à angariação de sócios, ao fim de oito meses, passaram de aproximadamente 50, para 200, onde 80 eram atletas nas mais diferentes modalidades, dos quais, 50 eram crianças. Não atingiram a meta pretendida, olhando à população do lugar, que na época, rondava os 3.000, mas tinhas a consciência que também nada tinham para lhes dar em troca a não ser, umas exíguas instalações que convenhamos, não eram de todo “bem frequentada” que me perdoem aquelas (felizmente a maioria) pessoas de boa índole e bem educadas.
    Assim, dinamizaram ao máximo a vertente desportiva, principalmente:
    — O Atletismo, com equipas seniores e juvenis, masculinas e femininas, que fazia furor em todas provas onde competiam, alcançando primeiros lugares sucessivos, tanto individuais como colectivos, onde se destacava a futura atleta do Boavista F. C. Manuela Carvalho.
    Durante a época 81/82, participaram nesta modalidade 44 Atletas em 12 provas que angariaram para o Clube 28 troféus.
   — O Futebol de Salão juvenil, que na época teve o destaque com 19 atletas em 2 torneios, num deles atingindo um honroso 2º lugar, ganhando para o palmarés do clube, 3 troféus sendo um deles o de disciplina.
   — O Futebol de 11 com a participação de 18 atletas, que alcançaram um brioso 4º lugar na classificação geral, obtendo na época 81/82, 2 taças e uma medalha que enriqueceram a vitrina do Clube.
   — O Xadrez que teve 8 participantes em torneio, onde os três primeiros lugares foram alcançados por: António Abreu, Franclim Teixeira e Raul Silva com grande orgulho para o Clube.
     Realizaram-se ainda, torneios internos de: Damas, Dominó: Matrecos, Malha, Damas e Xadrez, que tiveram forte aderência da parte do associados.
    A realização destes eventos, culminaram com a 1ª Prova de Atletismo (e única até à data) realizada na Bela, nas comemorações do 11º Aniversário do Clube no dia 25 de Julho de 1982. Nesse dia, foi hasteada pelo sócio mais antigo, a primeira bandeira do Clube com a presença da Fanfarra dos Bombeiros de Ermesinde, ao lado da bandeira do Município de Valongo e da Bandeira Nacional. Foi ainda descerrado na sede, um emblema em relevo e electrificado, perpetuando o simbolismo da UDCR da Bela. Durante esse dia, foi feita ainda a distribuição de todos os prémios angariados, para premiar a presença dos sócios nos torneios internos então realizados. A tarde prosseguiu com um arraial, onde não faltou um lanche, baile e boa disposição, terminando com o discurso de saudação e parabéns do Presidente do Clube, Francisco Rosas.
     No dia 6 de Agosto e em Assembleia-geral de sócios, foi apresentado e aprovado, o relatório de contas, referente ao exercício entre 7 de Outubro de 1981 e 31 de Julho de 1982.
     A vida do clube decorria, mas a direcção insistia no sonho de ter um lugar próprio. Até que em 1983 e durante um comício do PS na Escola Primária, veio a promessa de um terreno, que na impossibilidade da construção de uma Escola Secundária (que foi depois construída em Liceiras) seria destinado à construção de um Parque de jogos, Parque Infantil e depois... Talvez a possibilidade de junto ao Parque e num terreno não urbanizado (por se encontrar próximo de uma cabine de Alta tensão), a cedência para a construção da Futura sede do Clube. 
     Em Junho de 1983, foi aprovada em reunião de direcção, um peditório pela população tendo em vista uma angariação de fundos para a construção dos Parques. No dia 1 de Julho desse ano, era este o teor da carta redigida pela direcção e enviava a todos os moradores do lugar da Bela:
 
       «Ermesinde, Bela, 1 de Julho de 1983
 
       Carta á População da Bela
      
       Meu Amigo, deixe que me apresente:
 
      Chamo-me União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela. Estou quase com 12 anos, nasci a 25 de Julho de 1971.Tenho mais de 200 amigos que me ajudam a viver, e apesar da minha pouca idade, o meu palmarés é invejável. Sou conhecida em muitos lugares e é pena que no meu lugar, tão poucos me conheçam.
      Na minha vida atribulada, tenho conhecido muitos tutores que, como sabiam e podiam, foram orientando a minha vida ao longo destes anos.
     É claro! Tenho carências como todas as crianças pobres. Moro numa casa pequenina que nem lugar tem para as crianças brincarem. E eu, que gostava de ver tantas à minha volta!... Só que agora, uns Senhores da Junta de Freguesia de Ermesinde, viram o meu problema e sabem o que me deram? Um Terreno!
     Agora sim, vou poder construir uma casa grande, onde possa conviver com os meus amigos. Um Parque Infantil para todas crianças da Bela brincarem e ainda um Parque de Jogos para fazer desporto.
    Os meus tutores actuais, estão a tentar darem-me essa prenda, quando eu fizer os meus 12, 13 e 14 anos.
     Sinto-me tão feliz que precisava de desabafar esta minha alegria com alguém, por isso te escrevi esta carta. Agora, vou precisar de muitos amigos para me ajudarem nesta obra, Conto consigo!
     Ajude-me a crescer, vamos juntos, fazer a felicidade de todas as crianças do nosso lugar.
     Perdoe-me o tempo que lhe tirei e até sábado dia 9/7, dia em que farei uma visita a sua casa.
    Muito sua: U. D. C. R. da Bela»

Sem comentários:

Enviar um comentário