quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A BELA D'ERMESINDE

 

A BELA D'ERMESINDE





LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA



 
 
Em Setembro de 1983, foi lançada a primeira pedra para a construção da sede. Conforme reportagem de Manuel Moreira Pereira em “A Voz de Ermesinde.
 
 
     «Esta agremiação desportiva da nossa vila, onde a prática cultural e recreativa tem, também as suas raízes, viu finalmente concretizar-se um dos seus mais ledos sonhos — o lançamento da primeira pedra para a construção da sua sede social, e complexo desportivo, que ficará situada no lugar da Bela. A Junta de Freguesia de Ermesinde esteve representada em tal cerimónia, tendo o seu presidente, Eng.º. António Magalhães Gomes procedido ao simbólico lançamento da primeira pedra, acto que foi muito aplaudido pelos presentes, onde se encontravam a maioria dos elementos da Comissão de Obras e da Direcção da colectividade.
     Eis a relação dos dedicados elementos que têm trabalhado afanosamente nas obras em curso: “Guilherme Moreira / Manuel Carvalho / Francisco Rosas / Arnaldo França José Pinto / Espírito Santo / Manuel Ascensão / Fernando Martins / Manuel Gonçalves / Manuel Cunha / Albertino Marques / Serafim Marques / Manuel Domingos e Augusto Alfena”.
    Foi apresentada a maqueta, executada por Manuel Carvalho, sócio e elemento da Comissão de Obras, com base no projecto da obra, da autoria de um dirigente que executou com arte o referido desenho, dando óptima integração ao complexo Desportivo - Recreativo - Cultural  da novel agremiação da nossa terra. Está de parabéns o seu autor, Manuel Ascensão, bem como o maquetista Manuel Carvalho.
   A sua actual sede, instalada numa garagem onde não há espaço, nem condições para trabalhar, é testemunha do querer e da tenacidade que os seus dirigentes têm posto no seu trabalho para ultrapassar barreiras e vencer dificuldades de toda a ordem. Para comprovar esta afirmação, basta dizer que nas suas acanhadas instalações há dezenas e dezenas de taças e troféus que foram ganhas em vários campeonatos e provas onde atletas competiram e venceram, enriquecendo o património da colectividade e valorizando o seu historial.
    Pela obra já realizada e pelo muito que está projectado fazer-se, é de enaltecer o espírito de trabalho das direcções que por ali passaram e deram o melhor do seu contributo à União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela.Aos seus directores, associados e atletas os nossos parabéns. Bem hajam.»
 
     No ano de 1984, o Jornal de Noticias, pela caneta de António José e com o titulo: “União da Bela sonhou e a obra vai nascer” lia-se a notícia que passo a transcrever alguns parágrafos, o que penso ser de maior interesse:
 
 
     «A União D. C. R. da Bela, colectividade popular fundada há cerca de 14 anos, em Ermesinde, depois de um inicio um tanto incerto, em que foi necessário lutar contra todas as vicissitude, mal-entendidos e até grandes descontentamentos, quando tinha praticamente a sua vida organizada e preparada para encarar o futuro, de um momento para o outro, voltou a conhecer o espectro da desestabilização e da falta de casa, uma vez que, devido a um litigio com o senhorio, o clube foi obrigado a deixar o “cubículo” onde estava situado.
     Mas se há uns anos atrás as contrariedades e as crises foram debeladas com satisfação, a de agora também teve uma saída que, embora não sendo a mais conveniente, foi pelo menos a mais aceitável e a que foi possível no momento.
     A colectividade tem 308 associados e em actividade 70 atletas de ambos os sexos, praticamente nas modalidades de futebol, pesca desportiva e atletismo, sendo estas secções frequentadas por jovens entre os 10 e 15 anos de idade, que constituem o maior número de atletas do clube. No entanto, apesar de ter ficado sem casa, o Clube da Bela não cessou as suas actividades, uma vez que utilizando os baixos da bancada do rinque em construção (apesar da falta de comodidade), irá contendo os seus praticantes e desenvolvendo as actividades inerentes, embora em situação precária.
         (...) A sede fica anexa ao ringue, que já se encontra em condições de receber a placa. (...)»      
     
        
        
    Também no dia 16 de Dezembro de 1985, o Jornal de Noticias, com o titulo: “União Desportiva da Bela Inaugurou Parque Desportivo” e como subtítulo: “Um sonho que finalmente é realidade” dava conhecimento do facto através de uma reportagem que passo a transcrever alguns parágrafos, o que penso ser de maior interesse:
 
      «O sonho acalentado há alguns anos pela União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela, em Ermesinde tornou-se ontem realidade, com a inauguração do seu novo parque desportivo, empreendimento de grande importância para as aspirações da popular colectividade e, simultaneamente para o desenvolvimento físico da juventude daquele lugar da Freguesia de Ermesinde.
      Constando de um rinque de patinagem com utilidade polivalente ladeado por uma boa bancada em cimento armado e por um Parque Infantil para as crianças mais novas (....)
       (...) Sem espaventos e sem quaisquer pompas, a inauguração por força da época eleitoral, não teve a presença de qualquer autoridade autárquica, dado que todas elas esquivaram o convite feito, alegando impossibilidade de o fazer para não criar melindres. No entanto o governador civil do Porto, como o presidente da Câmara de Valongo, Dr. João Moreira Dias, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Eng.º António Gomes, enviaram mensagens de agradecimento e incentivo à colectividade (...)»
    
 
      E foi assim, dentro do conhecimento que tenho e durante essa direcção que fez renascer o Clube, deixando trabalho feito e “pernas para andar”.
     O Clube continua a existir (ainda bem!), talvez lhe falte a dinamização necessária, agora com as condições que tem e sendo, como é, a única Associação representativa do lugar da Bela., tinha (penso eu!) a obrigação de o fazer.
      Com muita pena minha, fui encontrar no p.15 em: Ermesinde — Registos Monográficos, com o titulo: “União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela”, alguns erros cronológicos, com certeza não deliberadamente, mas por má informação. Ou será que “de facto”, o Clube nasceu em 1981? Talvez! Eu diria que pelo menos, Renasceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário