quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A BELA D'ERMESINDE

 

A BELA D'ERMESINDE


 





A UDCR DA BELA
 
 





ERROS DE INFORMAÇÃO
 
 
    Vamos ao relato dessa página onde moram os erros de que falo e que vou sublinhar, pondo entre parênteses a verdade dos factos.
        
    «Esta associação desportiva, cultural e recreativa foi fundada no dia 25 de Julho de 1981 (foi em 1971), na Bela, tendo como principais objectivos os seguintes: “promover o desenvolvimento cultural dos seus associados, designadamente nos aspectos físico, intelectual e cívico, através da realização de actividades culturais, recreativas e desportivas e outras que possam proporcionar aos seus associados e respectivos familiares benefícios de qualquer natureza”.
    Já levava 2 anos de existência quando se formalizou a sua existência legal(levava já 12 anos) através de escritura pública que se realizou no dia 14 de Setembro de 1983, subscrita pelos seguintes associados: António do Espírito Santo, José Pinto da Cunha, Fernando Silva Moreira, António Oliveira de Sousa, e José Guilherme de Jesus Moreira.
     A União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela tem sede própria, sita na Rua Ilha Graciosa, nº2, na Bela, e as suas instalações desportivas(segundo o protocolo assinado entre o clube e a Câmara, as instalações não são propriamente do Clube, mas disso falo no fim deste artigo,) implantadas junto à sede, foram inauguradas no dia 24 de Dezembro de 1983.
    Em termos desportivos, esta agremiação iniciou-se com o atletismo e com futebol de salão(iniciou-se com o futebol de 11) tendo envolvido bastantes jovens e alcançado bons resultados nas diversas provas em que participou. A UDCR da Bela também nos habituou, durante alguns anos, à organização de Torneios de Verão, que muito contribuíram para a propaganda da modalidade de futebol de salão, nacionais e regionais que disputou. Igual referência merece a sua participação na Taça de Portugal da modalidade, sendo de destacar a presença na Finalíssima de 1995, na categoria de Seniores, que se realizou em Proença-a-Nova. Na categoria de jovens, ainda no ano de 1995, a UDCR conseguiu o título de Campeão de infantis e Vice-Campeão no Torneio Gira-Bola que foi organizado pela Federação de Futebol de Salão, em que participaram 40 equipas de diversos escalões etários.
    No ano de 1995, a UDCR da Bela iniciou também a prática de Andebol feminino na categoria de Juniores, tendo disputado o Campeonato Nacional.
    Outra valência, esta de carácter cultural e recreativo, foi iniciada nos finais do ano de 1997, com a formação de um Rancho Folclórico Infantil, cuja apresentação oficial se fez dia 8 de Março de 1998, integrada num espectáculo que teve lugar no Pavilhão Desportivo do Clube. (Não é pavilhão porque não está coberto e não é do clube)
   
    Quanto á posse do Parque desportivo, ser ou não, da UDCR da Bela, transcrevo o que diz o Jornal “A Voz de Ermesinde” numa reportagem de H. Sodré Borges:  
     «A Titulo de curiosidade, assinale-se que em 26 de Março de 1986 foi assinado um contrato entre a C. M. de Valongo e a J. F. de Ermesinde, no qual se afirma: “A Câmara Municipal de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde são co-proprietárias do Parque Desportivo da Bela, em Ermesinde. Pelo presente contrato dão comodato à UDCR da Bela o referido parque com todo o seu equipamento.»
     
N/A: (Comodato é uma das formas de contrato de empréstimo, gratuito).
 
 
O HINO DA U.D.C.R. DA BELA
 
Com o Rio Leça ao pé
Venham cá ver como é
Quem não conhece a paisagem
Dos “Amores” temos a Fonte
E centenária uma Ponte
Que p’ró Minho faz passagem
 
           Refrão
Hei-de aos meus filhos contar
Essa Lenda de encantar
Da “Cobra Moura” tão bela
Qu’hoje tem nova morada
Lá na Bandeira bordada
Do meu Clube na Bela
 
Sempre a olhar o Leça amigo
A Bela está por castigo
Debruçada na janela
Ermesinde quando passa
Diz-lhe sempre por chalaça:
— Inda vais casar com ela!
          
Nossa garra é bem de ver
Quando a jogar ou correr
O fazemos p’ra vitória
Bandeira verde-amarela
Hás-de ser sempre na Bela
O meu símbolo de glória
 
Letra de: Manuel Carvalho
(Não tem música)
Agosto de 1983

Sem comentários:

Enviar um comentário