terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LUGAR DA BELA

ESCOLA DA BELA ANOS 50

BELA OU VELA?

CONTINUAÇÃO…


Os limites da freguesia de Alfena acham-se escritos no:
     
«Tombo da Igreja de Sam Vicente/ D Alfena / Unida in perpetuum por Bullas / Appostolicas / Ao Collegio de Nossa Senhora da / Conceição / De Carmelitas Calçadas da / Vniuersidade de Coimbra / Feito por Provisão de S. Magestade / Pello Doutor Chistouão Alão de Moraes / Sendo Reitor / Do dito Collegio / O p. M. Frei Roque de S. Thereza / No Anno / De M D C e LXXXIX» (1689).

Tombo este, guardado no Arquivo da Universidade de Coimbra e do qual se fazem aqui várias citações.
 Assim, a divisão da Freguesia de Alfena com a de Ermesinde, efectuou-se a 25 de Junho de 1689 e aqui se descreve, respeitando a sua ortografia, tendo em conta que em muitas palavras o (u) lia-se como (v), exemplo da palavra “uela”, que se deve ler vela.
     
 «os d.os louuados  comesaram de medir do outro marco atrás da Comenda de Augas santas pela deuizam de emtre as frg.as de Alfena e sam Lourensso p.ª a parte do sul  the a serra de Vilar adomde elles louuados disseram era nesessr.º leuantar hum marco o coal elle juis mandou leuantar em o sima da serra e fiqua augas uertentes p.ª huma p.te e p.ª a outra e lhe mandou pelo porteiro dar hum pregam que com pena de coatro annos de degredo e cem mil rreis p.ª as despezas nimguem aranquáce o d.º marco nem emtendêce com  e fica de distancia do outro atrás the este duzentas e oito uaras.
E na mesma forma foram elles louuados medimdo a distancia pela deuisam de emtre as freiguezias dir.to p.ª o sul the o outr.º da uela de sam Lourensso a ahi se lhe fés huma crus no penedo da d.º uela e fiqua de distancia do outro marco a este cento e sete uaras e mª.»
E logo elles louuados medimdo pela deuisam de emtre as freiguezias direjto ao outejro da pedra talhada na direjtura do sul e disseram elles louuados era nesessario outro marco e que elle juis mandou leuantar e darpregám na forma dos mais atrás e fiqua de distancia do outro em que fiqua a Crus the duzentas setenta e sete uaras.»
      
Eis a tradução possível, para as minhas limitações:

«Os ditos louvados (peritos nomeados para avaliar) começaram a medir do outro marco da Comenda (Terras de beneficio, concedidas com renda anexa a eclesiásticos e cavaleiros) de Águas Santas pela divisão entre as freguesias de Alfena e São Lourenço, para a parte sul da serra de Vilar a onde eles os louvados, disseram que era necessário levantar um marco, o qual o juiz mandou levantar em cima da serra e ficou com águas vertentes para uma parte e para outra e mandou o porteiro (espécie de oficial de justiça), apregoar com pena de quatro anos de degredo e cem mil reis para despesas, ninguém arrancasse o dito marco, nem que estivesse em desacordo. Ele (o marco) fica à distância do outro atrás deste, duzentas e oito varas
E da mesma forma, foram eles os louvados, medindo a distância pela divisão das freguesias, direito para sul do outeiro da vela de São Lourenço e aí se fez uma cruz no penedo da dita vela e fica à distancia do outro marco a este, cento e sete varas e meia.
E logo os louvados foram medindo pela divisão entre as freguesias, directo ao outeiro da pedra talhada na direcção do sul e disseram os louvados que era necessário outro marco o que o juiz mandou levantar e dar pregão na forma dos mais atrás e fica de distância do outro em que fica a Cruz deste, duzentas e setenta e sete varas. (antiga medida de comprimento equivalente a onze decímetros [1metro e 10 centímetros])».


CONTINUA…



ESCOLA DA BELA ANOS 80

ESCOLA DA BELA ANOS 90

ESCOLA DA BELA ACTUAL

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Partilho da opinião que a moderna designação de «Bela» provém, por corruptela, de «Vela» (normalmente assim designados os lugares altos de onde «se punha vela» ou, noutras palavras, se punha vigia.
    Aliás, em Alfena existe ainda o popularmente chamado «Monte da Bela», mas que na realidade é o Monte da Vela (na extrema com Valongo).
    No entanto, o «Outeiro da Vela de São Lourenço» a que se refere o Tombo de Alfena de 1689 não fica no actual lugar da Bela, mas antes na margem oposta do Leça. Trata-se da elevação conhecida por Serra do Reguengo ou Mirante de Sonhos, onde em tempos existiu um torreão.

    O limite de Alfena com Ermesinde (Bela) percorre a linha de cumeada da chamada Serra de Vilar (elevação existente entre o lugar da Bela e o actual Hospital Privado.

    Cumprimentos

    Ricardo Ribeiro

    ResponderEliminar