segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RUAS DA BELA


Código Postal: 4445-345 Ermesinde

Principia: Rua Bartolomeu Dias, frente ao número 518
Termina: Numa Praceta sem saída

Curiosidade: Nesta rua esteve sediada numa garagem, durante alguns anos da década de 80, a sede da União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela. Aqui se desenvolveu e legalizou para depois se fixar no Parque de jogos da Bela.

Toponímia: O nome desta rua representa uma homenagem à Região Autónoma dos Açores, um arquipélago transcontinental composto por nove ilhas. É um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico. Devido à sua proximidade com o continente europeu e à sua integração política na União Europeia é geralmente englobado no continente Europeu. Politicamente os Açores são desde 1976 uma região autónoma da República Portuguesa. A Região Autónoma dos Açores é dotada de governo próprio e de uma ampla autonomia legislativa, consubstanciada na Constituição da República. Os Açores granjearam um lugar importante na História de Portugal e na história do Atlântico: constituíram-se numa escala para as expedições dos Descobrimentos e para naus da chamada Carreira da Índia, das frotas da Prata, e do Brasil. Contribuíram ainda, para a conquista e manutenção das praças portuguesas do Norte de África. inda, ra da Indiapeu.
O descobrimento do arquipélago dos Açores, tal como o da Madeira, é uma das questões mais controversas da história dos Descobrimentos. Entre as várias teorias sobre este facto, algumas assentam na apreciação de vários mapas genoveses produzidos desde 1351, os quais levam os historiadores a afirmar que já se conheceriam aquelas ilhas aquando do regresso das expedições às ilhas Canárias realizadas cerca de 1340-1345, no reinado de Afonso IV de Portugal.
Os portugueses começaram a povoar as ilhas por volta 1432, oriundos principalmente do Algarve, do Alentejo e do Minho,
A Bandeira dos Açores foi hasteada pela primeira vez em 1893, na Ilha de São Miguel, durante a primeira campanha autonomista do século XIX.

Sem comentários:

Enviar um comentário