PARQUE SOCER
Sem dúvida, um convite ao lazer e à prática de desporto no seio da Natureza
O lugar da Travagem foi sempre mais desenvolvido (até mais que o centro de Ermesinde), devido a estrada de grande movimento entre o Porto e Guimarães, passando a gozar de grande prestígio, desde a construção da ponte de três arcos sobre o rio Leça, inaugurada em 1845 (e remodelada em 1990). Na Travagem nasceu quase tudo de importante que Ermesinde tem.
Na década de 60, com a chegada do 1º Troleicarro a 17 de Novembro de 1968 e depois os Autocarros em Abril de 1995, era o local mais perto onde a população da Bela tinha acesso aos transportes públicos. Embora o apeadeiro da Travagem fosse há muitos anos, um ponto de partida e chegada de muitos trabalhadores na cidade do Porto e arredores.
Este lugar gozava do prestígio que lhe vinha desde o século XIX, com o privilégio de ter um hotel (o edifício ainda existe encostado à padaria Lino), quando o Leça era uma atracção turística de grande procura e nas suas águas se davam belos passeios de barco, ou se merendava nas aprazíveis margens.
Nesse tempo em que a Fonte da Feira, em que se lê na pedra gravado: “AGOA SEMPOSSE - 1858” “Propriedade da Casa Lino”, ainda se bebia boa e fresca água.
Foi ainda no Hotel Sobral na Travagem, que no dia 1 de Junho de 1921, foi fundada essa prestimosa instituição que são os Bombeiros Voluntários de Ermesinde.
Com a construção da Feira de Ermesinde, inaugurada numa segunda-feira a 12 de Setembro de 1927, a par do fabrico da famosa “regueifa” da prestigiosa “Padaria Lino”, assegurado pela moagem continua dos moinhos ali perto, a Travagem ganhou outro incremento comercial.
Quanto à indústria, a Travagem orgulhava-se de possuir uma das maiores empresas transformadoras de materiais resinosos, a “Resineira” fundada em 1901. (demolida em 2006, embora hoje, ainda se possam ver as casas dos empregados com seus tons de verde).
Outra das grandes indústrias na Travagem, é a fábrica de metalomecânica fundada em 1936, a “Felino”, fábrica ainda existente, embora a maior parte das suas instalações se mudassem para outro local do concelho.
Mesmo na vertente desportiva, a Travagem pode-se orgulhar de ser ali, que o Ermesinde Sport Clube foi fundado, a 10 de Agosto de 1936. Assim como a Académica da Travagem nos anos 60.
O Café Record inaugurado em 1965 foi ponto de encontro de muitas gerações. Teve grande movimento no período revolucionário quando ali se juntava a malta de esquerda do lugar.
O tempo passou, o rio poluiu-se, as zonas de veraneio acabaram e surgiram a par do progresso, os grandes edifícios como a Churrasqueira da Travagem, inaugurada a 14 de Janeiro de 1969.
A Linha do Minho alargou-se para via dupla em 1996, quando terminou a passagem “proibida”, para quem vinha da Bela e atravessava a linha. Foi construída uma passagem desnivelada e à fábrica “Felino” foi tirada uma boa fatia de terreno. Na ponte centenária do caminho-de-ferro sobre o Leça, também foi feita uma elegante obra de engenharia que não arruinou o seu traçado original. Ainda se procedeu simultaneamente na mesma data, ao alargamento do Pontilhão, única entrada da Bela até àquela época.
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