segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ERMESINDE



ESTAÇÃO DE ERMESINDE

Em 1873 inicia-se em Ermesinde a construção da Linha do Douro, tendo sido inaugurado o troço Ermesinde/Penafiel em 29 de Julho do ano de 1875.
Para a construção das vias do caminho de ferro do Douro e do Minho  foi escolhida uma zona praticamente despovoada, para bifurcação das duas linhas deu à estação o nome do núcleo mais importante da povoação que nesse tempo era o lugar de Ermesinde. Esta zona começou então a povoar-se, rapidamente, com o movimento da estação, tendo o nome de Ermesinde, começado a ser cada vez mais conhecido, ultrapassando o de S. Lourenço de Asmes, nome verdadeiro da freguesia.
O concurso público para a construção da Linha de Leixões, incluindo a variante para Ermesinde, foi realizado pela Direcção-Geral de Caminhos-de-ferro, emno ano de 1931,
m 1882 a Estação sofria as primeiras modificações e dois anos depois construía-se a cobertura metálica das duas vias e respectivas plataformas.
Enquadrada no programa global de modernização dos itinerários suburbanos do Porto com o objectivo de os dotar de um serviço ferroviário adequado à sua dimensão demográfica e às exigências do seu desenvolvimento económico, a intervenção de remodelação da Estação de Ermesinde, teve início em Julho de 1997 e a sua conclusão em Maio de 2001.
Em2004, esta interface dispunha de um serviço de informação ao público e em 2007, comandava esta função nas Estações de Valongo, Recarei-Sobreira, Cête, Irivo, Oleiros, Paredes, Travagem e São Romão. No ano seguinte, no entanto, todas estas interfaces, junto com a própria estação de Ermesinde, passaram a ter a informação ao público gerida pelo Centro de Comando Operacional do Porto.
Em2010 possuía 11 vias de circulação, com comprimentos variáveis entre os 210 e 598 metros; as plataformas têm todas 220 metros de comprimento.

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