sábado, 22 de outubro de 2011

LUGAR DA BELA


O BUSTO DO PADRE AMÉRICO

         Com o relato feito pelos autores de: Ermesinde – Registos Monográficos,   aqui descrevo o dia da inauguração do busto do Padre Américo na Bela:

        «O Padre Américo fundador dessa grandiosa obra do Gaiato da Rua, que tem a sua sede em Paços de Sousa, teve justa consagração em Ermesinde, com a inauguração de um busto a perpetuar a memória desse sacerdote, que dedicou a sua vida aos gaiatos mais carenciados e abandonados da rua.
         A inauguração do busto do Padre Américo, erigida no lugar da Bela, foi feita por Monsenhor Miguel Sampaio, com o descerramento de uma lápide colocada no monumento onde foi gravada a seguinte inscrição: “Pai Américo / 1887-1956 / homenagem da População de Ermesinde / 5-10-1977”
         A ideia e sua concretização, partiu da Comissão de Moradores, presidida por Marques de Almeida, e contou com a generosidade da população de Ermesinde que não esquece aquilo que o Padre Américo fez pelos mais pobres, mesmo de Ermesinde.
         Nesse mesmo dia, foi inaugurada também a Rua do “Bom Samaritano”, nas proximidades do Largo onde se encontra o busto, tendo a respectiva placa sido descerrada pelo Prof. António Ferreira dos Santos, Administrador do Bairro. A Junta de Freguesia de Ermesinde, o Pároco de Ermesinde, o C.º de Ass.ª Social, a Casa do Povo, os Bombeiros com a sua fanfarra, os Escuteiros e ainda algumas Colectividades de Ermesinde e muito povo associaram-se a ambos os eventos, que contaram também com uma Exposição de Fotografias legendadas sobre a vida e obra do Padre Américo.»


O PAI AMÉRICO

O Padre Américo, cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar, foi o oitavo filho duma família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887 na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.
A morte surgiu no dia 16 de Julho de 1956 (aos 68 anos), em consequência dum desastre de automóvel em S. Martinho do Campo, Valongo, no regresso duma viagem ao sul do País.
Foi exumado a 15 de Julho de 1961, no cemitério paroquial de Paços de Sousa, e trasladado no dia 17 para a Capela da Casa do Gaiato de Paços de Sousa, onde jaz em campa rasa, como fora seu desejo.


NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

O Culto a Nossa Senhora de Fátima é vivido neste lugar por muitos moradores devotos à Virgem. Na praceta da Rua Ilha do Corvo, existe mesmo uma imagem lindíssima, numa redoma de vidro quadrada assente num pedestal no centro do jardim.
O conjunto foi esteticamente bem concebido, de uma beleza sóbria, mas que torna aquela pequena praceta mais harmoniosa. Foi feita por subscrição pública e inaugurada no dia 8 de Dezembro de 1992.
Todos os anos na noite de 12 para 13 de Maio sai uma enorme procissão integrada por muita gente da Bela. Essa procissão das velas, tal como outras que saem ao mesmo tempo de todos os lugares da Freguesia de Ermesinde, tem o seu ponto de encontro no adro da Igreja Matriz, onde as imagens ficam até ao dia seguinte. 





Sem comentários:

Enviar um comentário