sábado, 22 de outubro de 2011

LUGAR DA BELA


O BUSTO DO PADRE AMÉRICO

         Com o relato feito pelos autores de: Ermesinde – Registos Monográficos,   aqui descrevo o dia da inauguração do busto do Padre Américo na Bela:

        «O Padre Américo fundador dessa grandiosa obra do Gaiato da Rua, que tem a sua sede em Paços de Sousa, teve justa consagração em Ermesinde, com a inauguração de um busto a perpetuar a memória desse sacerdote, que dedicou a sua vida aos gaiatos mais carenciados e abandonados da rua.
         A inauguração do busto do Padre Américo, erigida no lugar da Bela, foi feita por Monsenhor Miguel Sampaio, com o descerramento de uma lápide colocada no monumento onde foi gravada a seguinte inscrição: “Pai Américo / 1887-1956 / homenagem da População de Ermesinde / 5-10-1977”
         A ideia e sua concretização, partiu da Comissão de Moradores, presidida por Marques de Almeida, e contou com a generosidade da população de Ermesinde que não esquece aquilo que o Padre Américo fez pelos mais pobres, mesmo de Ermesinde.
         Nesse mesmo dia, foi inaugurada também a Rua do “Bom Samaritano”, nas proximidades do Largo onde se encontra o busto, tendo a respectiva placa sido descerrada pelo Prof. António Ferreira dos Santos, Administrador do Bairro. A Junta de Freguesia de Ermesinde, o Pároco de Ermesinde, o C.º de Ass.ª Social, a Casa do Povo, os Bombeiros com a sua fanfarra, os Escuteiros e ainda algumas Colectividades de Ermesinde e muito povo associaram-se a ambos os eventos, que contaram também com uma Exposição de Fotografias legendadas sobre a vida e obra do Padre Américo.»


O PAI AMÉRICO

O Padre Américo, cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar, foi o oitavo filho duma família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887 na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.
A morte surgiu no dia 16 de Julho de 1956 (aos 68 anos), em consequência dum desastre de automóvel em S. Martinho do Campo, Valongo, no regresso duma viagem ao sul do País.
Foi exumado a 15 de Julho de 1961, no cemitério paroquial de Paços de Sousa, e trasladado no dia 17 para a Capela da Casa do Gaiato de Paços de Sousa, onde jaz em campa rasa, como fora seu desejo.


NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

O Culto a Nossa Senhora de Fátima é vivido neste lugar por muitos moradores devotos à Virgem. Na praceta da Rua Ilha do Corvo, existe mesmo uma imagem lindíssima, numa redoma de vidro quadrada assente num pedestal no centro do jardim.
O conjunto foi esteticamente bem concebido, de uma beleza sóbria, mas que torna aquela pequena praceta mais harmoniosa. Foi feita por subscrição pública e inaugurada no dia 8 de Dezembro de 1992.
Todos os anos na noite de 12 para 13 de Maio sai uma enorme procissão integrada por muita gente da Bela. Essa procissão das velas, tal como outras que saem ao mesmo tempo de todos os lugares da Freguesia de Ermesinde, tem o seu ponto de encontro no adro da Igreja Matriz, onde as imagens ficam até ao dia seguinte. 





RUAS DA BELA


Código Postal: 4445- 615 Ermesinde

Principia: Rua de Bartolomeu Dias
Termina: Rua da Bela junto ao nº. 402

Curiosidade: Esta rua é uma das mais antigas do lugar da Bela. Foi Rua da Bela durante alguns anos, enquanto a partir da esquina era a rua de Timor. No final dos anos 70 a Junta de Freguesia trocou as placas e enquanto a rua da Bela agora continuava para este. A rua de Timor descia para sul.
Toponímia: A Bela presta homenagem a este lugar do mundo, Timor. Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de “Timor Timur” ". Em 30 de Agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela ONU que decidiu criar uma força internacional para intervir na região. Em 22 de Setembro de 1999, soldados australianos sob bandeira da ONU entraram em Díli e encontraram um país totalmente incendiado e devastado. Grande parte da infra-estrutura de Timor-Leste havia sido destruída e o país estava quase totalmente devastado. Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, foi libertado logo em seguida. Em Abril de 2001, os timorenses foram novamente às urnas para a escolha do novo líder do país. As eleições consagraram Xanana Gusmão como o novo presidente timorense e, em 20 de Maio de 2002, Timor-Leste tornou-se totalmente independente.

AGENDA

1996 — Inauguração da Passagem desnivelada da Bela para Travagem, com a via dupla electrificada até S. Romão.

1996 — Inauguração da sede do Corpo Nacional de Escutas de Ermesinde, em 24 de Março.

1997 — Entrada em obras da Nova Estação dos Caminhos-de-ferro de Ermesinde.

1997 — Abertura em Novembro à população, da Ponte pedonal sobre o Leça. Ligação da Bela à Rua dos Moinhos, conhecida hoje por “Ponte Verde”.

1997 — Abertura do Maia Shopping a 26 de Novembro, com 82 mil metros quadrados, 11 salas de cinema e um supermercado com 60 caixas.

1997 — Inauguração da Ponte da Bela sobre o Rio Leça. Tinha sido construída no mandato socialista da Câmara Municipal de Valongo em 1982/1985.

1998 — Passagem pela 1ª vez, da carreira nº 8 de autocarros dos STCP da Bela ao Marquês de Pombal. Depois mudou para 59 e mais tarde para 704 com o percurso da Bela à Boavista.

1998 — Apresentação oficial do Rancho Folclórico Infantil da Bela a 8 de Março desse ano.

1998 — Fundação em 22 de Abril, do CECAT – Centro Cultural Alberto Taborda.

1998 — A 16 de Maio, teve lugar em Ermesinde a 1ª Feira de Trocas.

1998 — Para falar sobre o 25 de Abril, esteve na Escola Secundária de Ermesinde no dia 31 de Março, Álvaro Cunhal.

1998 — A 31 de Maio homenagem na C.M. de Valongo ao E.S.C. pela subida à 2ª Divisão Nacional.

1998 — A 11 DE Julho é inaugurado o Parque Urbano de Ermesinde. Com o nome de: Dr. Fernando Melo.

1998 — No dia 21 de Novembro, é inaugurada a ETAR de Ermesinde – Alfena.

1998 — Ano da abertura ao transito da Via de Circunvalação Interna entre Bela e Alfena, com passagem na Rotunda do “Megalítico”.
1999 — A 25 de Janeiro Novo descarrilamento na Linha do Douro.

1999 — Ermesinde é promovida a categoria de Cidade no dia 13 de Julho.

1999 — Fundação da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

Fonte: Ermesinde – Registos Monográficos