INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE ERMESINDE
EM 12 DE SETEMBRO DE 1927
CHEGADA DO TROLEICARRO À TRAVAGEM
EM 17 NOVEMBRO DE 1968
A TRAVAGEM
O lugar da Travagem foi sempre mais desenvolvido (até mais que o centro de Ermesinde), devido a estrada de grande movimento entre o Porto e Guimarães, passando a gozar de grande prestígio, desde a construção da ponte de três arcos sobre o rio Leça, inaugurada em 1845 (e remodelada em 1990). Na Travagem nasceu quase tudo de importante que Ermesinde tem.
Na década de 60, com a chegada do 1º Troleicarro a 17 de Novembro de 1968 e depois os Autocarros em Abril de 1995, era o local mais perto onde a população da Bela tinha acesso aos transportes públicos. Embora o apeadeiro da Travagem fosse há muitos anos, um ponto de partida e chegada de muitos trabalhadores na cidade do Porto e arredores.
Este lugar gozava do prestígio que lhe vinha desde o século XIX, com o privilégio de ter um hotel (o edifício ainda existe encostado à padaria Lino), quando o Leça era uma atracção turística de grande procura e nas suas águas se davam belos passeios de barco, ou se merendava nas aprazíveis margens.
Nesse tempo em que a Fonte da Feira, em que se lê na pedra gravado: “AGOA SEMPOSSE - 1858” “Propriedade da Casa Lino”, ainda se bebia boa e fresca água.
Foi ainda no Hotel Sobral na Travagem, que no dia 1 de Junho de 1921, foi fundada essa prestimosa instituição que são os Bombeiros Voluntários de Ermesinde.
Com a construção da Feira de Ermesinde, inaugurada numa segunda-feira a 12 de Setembro de 1927, a par do fabrico da famosa “regueifa” da prestigiosa “Padaria Lino”, assegurado pela moagem continua dos moinhos ali perto, a Travagem ganhou outro incremento comercial.
Quanto à indústria, a Travagem orgulhava-se de possuir uma das maiores empresas transformadoras de materiais resinosos, a “Resineira” fundada em 1901. (demolida em 2006, embora hoje, ainda se possam ver as casas dos empregados com seus tons de verde).
Outra das grandes indústrias na Travagem, é a fábrica de metalomecânica fundada em 1936, a “Felino”, fábrica ainda existente, embora a maior parte das suas instalações se mudassem para outro local do concelho.
Mesmo na vertente desportiva, a Travagem pode-se orgulhar de ser ali, que o Ermesinde Sport Clube foi fundado, a 10 de Agosto de 1936. Assim como a Académica da Travagem nos anos 60.
O Café Record inaugurado em 1965 foi ponto de encontro de muitas gerações. Teve grande movimento no período revolucionário quando ali se juntava a malta de esquerda do lugar.
O tempo passou, o rio poluiu-se, as zonas de veraneio acabaram e surgiram a par do progresso, os grandes edifícios como a Churrasqueira da Travagem, inaugurada a 14 de Janeiro de 1969.
A Linha do Minho alargou-se para via dupla em 1996, quando terminou a passagem “proibida”, para quem vinha da Bela e atravessava a linha. Foi construída uma passagem desnivelada e à fábrica “Felino” foi tirada uma boa fatia de terreno.
Na ponte do caminho-de-ferro sobre o Leça (com 123 anos), também foi feita uma elegante obra de engenharia que não arruinou o seu traçado original. Ainda se procedeu simultaneamente na mesma data, ao alargamento do Pontilhão, única entrada da Bela até àquela época.
A RAINHA D. MARIA II NA TRAVAGEM
O Diário do Governo, do dia 24 de Maio de 1852, na primeira página, publica uma carta do Governador Civil do Porto, Visconde de Podentes, dirigida ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Rodrigo da Fonseca Magalhães, relativamente à visita que a Comitiva Real (Rainha D. Maria II, seu marido com o titulo de Rei D. Fernando II e os príncipes que, mais tarde seriam reis de Portugal, D. Pedro e D. Luís) fez ao norte do Reino, e onde se faz referencia ao almoço que foi oferecido a Suas Majestades, nesta freguesia, no lugar da Travagem.
O teor da carta é o seguinte:
«Governo Civil do Porto. Tenho a honra de participar a Vª. Ex.ª., que tendo Suas Majestades e Altezas saído hoje de Santo Tirso ás oito horas da manhã, e tendo-se dignado aceitar um bem servido almoço que tinha feito preparar, e lhes ofereceu na ponte da Travagem a Câmara de Valongo, a sua entrada se verificou nesta cidade pelas duas horas da tarde, dirigindo-se Suas Majestades à Real capela de Nossa Senhora da Lapa, onde assistiram a um solene Te-Deum, preparado e dirigido pela irmandade da mesma capela, no qual celebrou S. Ex.ª o Bispo da diocese (...). Deus guarde a Vª. Ex.ª. Porto 18 de Maio de 1852, ás quatro horas da tarde
Fonte: Ermesinde - Registos Monográficos
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