segunda-feira, 26 de março de 2012

ERMESINDE


No âmbito do programa Polis, esta Praça da Cultura junto ao Fórum Cultural, tem um traçado elegante e de bom gosto. Numa das esquinas da rua, onde agora está um edifício moderno, esteve em tempos idos a sede do Ermesinde Futebol Clube.



A Igreja Matriz de Ermesinde localiza-se no centro da cidade de Ermesinde. A sua construção iniciou-se em 1968 logo de seguida da demolição da Antiga Igreja Matriz. É um edifício de linhas Modernas, construído a partir de cimento armado e alvenaria. Integra uma capela-mor elevada e uma torre sineira altíssima. Foi inaugurada a 20 Dezembro de 1981, por D. António Ferreira Gomes Tem 47m comprimento por 27 de largura e cerca de 7 andares de altura, sendo construída em betão armado e revestida em algumas partes por alvenaria. O projecto é do Arquitecto Alcino Costa e do escultor Mário Silva O fundo da capela-mor tem elementos escultóricos brancos de pedra calcária, tipo colunas côncavas e convexas, de diferentes alturas, tendo a mais alta 7,60m. O Sacrário em bronze, integra-se numa estrutura pétrea escura, de onde saem raios de diferentes comprimentos em todas as direcções. A cruz em madeira de Riga com a imagem de Cristo é dos escultores Ferreira Santos e oferta do Sr. Henrique da Silva Panelas, que já tinha oferecido o relógio para a Torre e a mesa para o altar-mor. Inclui o Painel da vida de S. Lourenço e o Painel da Santíssima Trindade.
O Cruzeiro da Igreja foi mandado construir pela Igreja como reacção ao mandado construir pela Junta de Freguesia em 1949 e é de estilo barroco. Assenta em 4 degraus sobrepostos, em forma de pirâmide. A base é um paralelepípedo com motivos vegetais nas quatro faces. Sobre este nasce uma coluna compósita de fuste canelado. O capitel de gosto coríntio sustenta uma esfera e uma Cruz no remate.