quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ERMESINDE


PRAÇA DA ESTAÇÃO

Nos últimos dez anos, Ermesinde tem experimentado um gradual crescimento populacional acompanhado da construção de novas e modernas infraestruturas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na cidade.
O Programa Polis de Ermesinde arrancou oficialmente em meados de Dezembro de 2003, envolvendo um investimento global de 10 milhões de euros.
No âmbito deste programa, foram realizadas várias obras de beneficiação da cidade, como é o caso da Praça da Estação (anteriormente conhecida como "Triângulo do Canecão"), a Praça da Cultura (no átrio exterior do Fórum Cultural) e o jardim adjacente ao antigo Consulado do Equador, na Rua 5 de Outubro. Foram igualmente realizadas uma série de obras de beneficiação dos arruamentos, foi feita a recuperação e adaptação da Vila Beatriz a Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Biblioteca.

ERMESINDE

Depois de demolido o prédio que estava mesmo no meio da actual praça, esta ficou mais airosa. Apenas o cruzeiro se mantém, defronte da capela de São Silvestre. Além do café “Gazela” (que deu o nome ao triângulo) pode-se admirar uma antiga residência de belo estilo e que em tempos albergou os Bombeiros de Ermesinde.