segunda-feira, 26 de março de 2012

ERMESINDE


No âmbito do programa Polis, esta Praça da Cultura junto ao Fórum Cultural, tem um traçado elegante e de bom gosto. Numa das esquinas da rua, onde agora está um edifício moderno, esteve em tempos idos a sede do Ermesinde Futebol Clube.



A Igreja Matriz de Ermesinde localiza-se no centro da cidade de Ermesinde. A sua construção iniciou-se em 1968 logo de seguida da demolição da Antiga Igreja Matriz. É um edifício de linhas Modernas, construído a partir de cimento armado e alvenaria. Integra uma capela-mor elevada e uma torre sineira altíssima. Foi inaugurada a 20 Dezembro de 1981, por D. António Ferreira Gomes Tem 47m comprimento por 27 de largura e cerca de 7 andares de altura, sendo construída em betão armado e revestida em algumas partes por alvenaria. O projecto é do Arquitecto Alcino Costa e do escultor Mário Silva O fundo da capela-mor tem elementos escultóricos brancos de pedra calcária, tipo colunas côncavas e convexas, de diferentes alturas, tendo a mais alta 7,60m. O Sacrário em bronze, integra-se numa estrutura pétrea escura, de onde saem raios de diferentes comprimentos em todas as direcções. A cruz em madeira de Riga com a imagem de Cristo é dos escultores Ferreira Santos e oferta do Sr. Henrique da Silva Panelas, que já tinha oferecido o relógio para a Torre e a mesa para o altar-mor. Inclui o Painel da vida de S. Lourenço e o Painel da Santíssima Trindade.
O Cruzeiro da Igreja foi mandado construir pela Igreja como reacção ao mandado construir pela Junta de Freguesia em 1949 e é de estilo barroco. Assenta em 4 degraus sobrepostos, em forma de pirâmide. A base é um paralelepípedo com motivos vegetais nas quatro faces. Sobre este nasce uma coluna compósita de fuste canelado. O capitel de gosto coríntio sustenta uma esfera e uma Cruz no remate.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ERMESINDE


Nos últimos 10 anos, Ermesinde tem experimentado um gradual crescimento populacional acompanhado da construção de novas e modernas infraestruturas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na cidade. O programa Polis permitiu não só a requalificação do centro de Ermesinde, mas também a criação de uma nova estação ferroviária e de espaços culturais e de lazer, como o Forum Cultural de Ermesinde, integrado no Parque Urbano Dr. Fernando Melo. O Fórum de Ermesinde foi construído recuperando parte da estrutura de uma antiga fábrica de cerâmica (“fabrica da telha”) existente naquele local desde 1920. A zona envolvente (parque urbano) consiste num espaço verde com um lago central e várias infraestruturas que merecem a sua visita!




Uma obra do futuro num edifício com história
A “Fábrica da Telha”, como era vulgarmente designada, foi fundada e iniciou a sua actividade em 1910, sob a designação de Empresa Industrial de Ermesinde, dedicando-se ao fabrico de telha tipo marselha e tijolo vulgar. Nos anos 20 atingiu grande prosperidade através da acção do seu director, Augusto César de Mendonça. Esta actividade foi crescendo e novos parceiros foram associados, dando origem a um excelente exemplo da arquitectura industrial de inícios do século.
Em 1938, passa a Empresa Cerâmica de Ermesinde e aumenta o leque das produções, incluindo o grés na lista das suas matérias-primas, transformado em tubos, manilhas, botijas, vasos, tijolos e vasilhas refractárias.
Depois de passada a Segunda Grande Guerra, a empresa é adquirida pela Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia, antiga Fábrica Bessiére, com sede em Lisboa. Em 1995, este espaço decadente é adquirido pela Câmara Municipal de Valongo e, a 18 de Maio de 2001, é inaugurado o Fórum Cultural de Ermesinde.
Com o intuito de descentralizar a oferta cultural nas suas mais variadas vertentes, o Fórum é um espaço Concebido para uma utilização diversificada, aqui decorrem, semanalmente, eventos no âmbito das mais diversas Artes do Espectáculo. Com uma capacidade de 302 lugares sentados, este auditório é apoiado por um gabinete técnico, dois gabinetes de tradução e camarins.
O projecto cultural traçado para este equipamento – onde o novo atravessa o antigo, no ciclo perfeito do Saber – assenta no conceito de contemporaneidade. Paralelamente, o Fórum Cultural de Ermesinde preserva um testemunho do passado que ainda se mantém na memória dos habitantes do Concelho, contribuindo para a criação de uma história viva e construída por todos.
O antigo forno cerâmico da fábrica – actual Galeria Museológica – é o espaço melhor conservado da estrutura original e o mais nobre do edifício. Foi mantido integralmente em termos estruturais e feito o aproveitamento dos respiradouros para a instalação das luzes e sondas de climatização.
Tanto a Galeria Museológica como a Galeria de Exposições albergam, agora, exposições temporárias, dos mais conceituados autores aos jovens talentos emergentes, abraçando diferentes vertentes artísticas (pintura, escultura, desenho, arquitectura, instalação, etc.).