sábado, 22 de outubro de 2011

AGENDA

1996 — Inauguração da Passagem desnivelada da Bela para Travagem, com a via dupla electrificada até S. Romão.

1996 — Inauguração da sede do Corpo Nacional de Escutas de Ermesinde, em 24 de Março.

1997 — Entrada em obras da Nova Estação dos Caminhos-de-ferro de Ermesinde.

1997 — Abertura em Novembro à população, da Ponte pedonal sobre o Leça. Ligação da Bela à Rua dos Moinhos, conhecida hoje por “Ponte Verde”.

1997 — Abertura do Maia Shopping a 26 de Novembro, com 82 mil metros quadrados, 11 salas de cinema e um supermercado com 60 caixas.

1997 — Inauguração da Ponte da Bela sobre o Rio Leça. Tinha sido construída no mandato socialista da Câmara Municipal de Valongo em 1982/1985.

1998 — Passagem pela 1ª vez, da carreira nº 8 de autocarros dos STCP da Bela ao Marquês de Pombal. Depois mudou para 59 e mais tarde para 704 com o percurso da Bela à Boavista.

1998 — Apresentação oficial do Rancho Folclórico Infantil da Bela a 8 de Março desse ano.

1998 — Fundação em 22 de Abril, do CECAT – Centro Cultural Alberto Taborda.

1998 — A 16 de Maio, teve lugar em Ermesinde a 1ª Feira de Trocas.

1998 — Para falar sobre o 25 de Abril, esteve na Escola Secundária de Ermesinde no dia 31 de Março, Álvaro Cunhal.

1998 — A 31 de Maio homenagem na C.M. de Valongo ao E.S.C. pela subida à 2ª Divisão Nacional.

1998 — A 11 DE Julho é inaugurado o Parque Urbano de Ermesinde. Com o nome de: Dr. Fernando Melo.

1998 — No dia 21 de Novembro, é inaugurada a ETAR de Ermesinde – Alfena.

1998 — Ano da abertura ao transito da Via de Circunvalação Interna entre Bela e Alfena, com passagem na Rotunda do “Megalítico”.
1999 — A 25 de Janeiro Novo descarrilamento na Linha do Douro.

1999 — Ermesinde é promovida a categoria de Cidade no dia 13 de Julho.

1999 — Fundação da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

Fonte: Ermesinde – Registos Monográficos

sábado, 24 de setembro de 2011

LUGAR DA BELA

INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE ERMESINDE
EM 12 DE SETEMBRO DE 1927



CHEGADA DO TROLEICARRO À TRAVAGEM
EM 17 NOVEMBRO DE 1968

A TRAVAGEM
     
        

         O lugar da Travagem foi sempre mais desenvolvido (até mais que o centro de Ermesinde), devido a estrada de grande movimento entre o Porto e Guimarães, passando a gozar de grande prestígio, desde a construção da ponte de três arcos sobre o rio Leça, inaugurada em 1845 (e remodelada em 1990). Na Travagem nasceu quase tudo de importante que Ermesinde tem.
         Na década de 60, com a chegada do 1º Troleicarro a 17 de Novembro de 1968 e depois os Autocarros em Abril de 1995, era o local mais perto onde a população da Bela tinha acesso aos transportes públicos. Embora o apeadeiro da Travagem fosse há muitos anos, um ponto de partida e chegada de muitos trabalhadores na cidade do Porto e arredores. 
       Este lugar gozava do prestígio que lhe vinha desde o século XIX, com o privilégio de ter um hotel (o edifício ainda existe encostado à padaria Lino), quando o Leça era uma atracção turística de grande procura e nas suas águas se davam belos passeios de barco, ou se merendava nas aprazíveis margens.
      Nesse tempo em que a Fonte da Feira, em que se lê na pedra gravado: “AGOA SEMPOSSE - 1858” “Propriedade da Casa Lino”, ainda se bebia boa e fresca água.
       Foi ainda no Hotel Sobral na Travagem, que no dia 1 de Junho de 1921, foi fundada essa prestimosa instituição que são os Bombeiros Voluntários de Ermesinde.
       Com a construção da Feira de Ermesinde, inaugurada numa segunda-feira a 12 de Setembro de 1927, a par do fabrico da famosa “regueifa” da prestigiosa “Padaria Lino”, assegurado pela moagem continua dos moinhos ali perto, a Travagem ganhou outro incremento comercial. 
        Quanto à indústria, a Travagem orgulhava-se de possuir uma das maiores empresas transformadoras de materiais resinosos, a “Resineira” fundada em 1901. (demolida em 2006, embora hoje, ainda se possam ver as casas dos empregados com seus tons de verde).
       Outra das grandes indústrias na Travagem, é a fábrica de metalomecânica fundada em 1936, a “Felino”, fábrica ainda existente, embora a maior parte das suas instalações se mudassem para outro local do concelho.
       Mesmo na vertente desportiva, a Travagem pode-se orgulhar de ser ali, que o Ermesinde Sport Clube foi fundado, a 10 de Agosto de 1936. Assim como a Académica da Travagem nos anos 60.
        O Café Record inaugurado em 1965 foi ponto de encontro de muitas gerações. Teve grande movimento no período revolucionário quando ali se juntava a malta de esquerda do lugar.
       O tempo passou, o rio poluiu-se, as zonas de veraneio acabaram e surgiram a par do progresso, os grandes edifícios como a Churrasqueira da Travagem, inaugurada a 14 de Janeiro de 1969.
       A Linha do Minho alargou-se para via dupla em 1996, quando terminou a passagem “proibida”, para quem vinha da Bela e atravessava a linha. Foi construída uma passagem desnivelada e à fábrica “Felino” foi tirada uma boa fatia de terreno.
      Na ponte do caminho-de-ferro sobre o Leça (com 123 anos), também foi feita uma elegante obra de engenharia que não arruinou o seu traçado original. Ainda se procedeu simultaneamente na mesma data, ao alargamento do Pontilhão, única entrada da Bela até àquela época.


A RAINHA D. MARIA II NA TRAVAGEM

      
        O Diário do Governo, do dia 24 de Maio de 1852, na primeira página, publica uma carta do Governador Civil do Porto, Visconde de Podentes, dirigida ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Rodrigo da Fonseca Magalhães, relativamente à visita que a Comitiva Real (Rainha D. Maria II, seu marido com o titulo de Rei D. Fernando II e os príncipes que, mais tarde seriam reis de Portugal, D. Pedro e D. Luís) fez ao norte do Reino, e onde se faz referencia ao almoço que foi oferecido a Suas Majestades, nesta freguesia, no lugar da Travagem.

       O teor da carta é o seguinte:

       «Governo Civil do Porto. Tenho a honra de participar a Vª. Ex.ª., que tendo Suas Majestades e Altezas saído hoje de Santo Tirso ás oito horas da manhã, e tendo-se dignado aceitar um bem servido almoço que tinha feito preparar, e lhes ofereceu na ponte da Travagem a Câmara de Valongo, a sua entrada se verificou nesta cidade pelas duas horas da tarde, dirigindo-se Suas Majestades à Real capela de Nossa Senhora da Lapa, onde assistiram a um solene Te-Deum, preparado e dirigido pela irmandade da mesma capela, no qual celebrou S. Ex.ª o Bispo da diocese (...). Deus guarde a Vª. Ex.ª. Porto 18 de Maio de 1852, ás quatro horas da tarde

Fonte: Ermesinde - Registos Monográficos